ASPECTOS EDUCACIONAIS RELACIONADOS À LEITURA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

Angilene Santos Nascimento, Simone Silveira Amorim

Resumo


O texto tem como objetivo mencionar aspectos relacionados com a leitura e suas principais características, como a importância da espontaneidade no ato de ler e a responsabilidade dos agentes envolvidos neste processo, respaldando-se em teóricos da Educação, como Spencer (1924), Dewey (1965), Fröebel (2001), dentre outros. Destacam-se aqui comportamentos que podem estimular ou prejudicar esse aprendizado, colocando a infância como uma das fases cruciais e determinantes para todo o resto da vida deste leitor. Observa que, com os novos paradigmas da educação, é importante rever aspectos relacionados ao ensino da leitura, concluindo-se que, com os direcionamentos corretos por parte de pais e professores, respeitando as individualidades e a espontaneidade, que caracterizam o hábito da leitura, elas terão maior probabilidade de se tornarem leitores assíduos no futuro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3657


Palavras-chave


Leitura. Hábito da leitura. Aprendizagem.

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3657


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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