SIGNIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO E SEQUÊNCIA EXPANDIDA: UMA PROPOSTA CRIATIVA PARA TRABALHAR COM TEXTOS LITERÁRIOS

Autores

  • Luciane Guimarães Batistella Bianchini UNOPAR
  • Renata Beloni de Arruda UEL
  • Gustavo Javier Figliolo UEL

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3637

Palavras-chave:

Letramento literário, Conhecimento, Interesse na Leitura, Sequência expandida

Resumo

Um dos desafios no ensino de Literatura deve-se a falta de interesse dos alunos pela temática. Isto pode acontecer devido ao fato de muitos textos serem explorados desarticulados de um contexto, não possibilitando significação do conhecimento pelo aluno. Consideramos o letramento literário como uma possibilidade de ensino e aprendizagem das obras literárias, desde que se apoie em propostas que envolvam a interpretação autônoma (inferências) do aluno no processo que implica o conhecer. Nossa pesquisa é bibliográfica e visa analisar uma proposta de sequência expandida, como trabalho norteador do ensino de literatura. Para sua aplicação, elegemos uma obra literária a ser aplicada com alunos do ensino médio, em interlocuções com textos de diferentes gêneros. Concluímos que a proposta pode despertar o interesse dos alunos devido ao procedimento reflexivo e construtivo gradual promovido à medida que os alunos são convocados a relacionar-se ativamente com vários conhecimentos sobre a obra em questão.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3637

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Guimarães Batistella Bianchini, UNOPAR

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialização em Psicopedagogia (UEL), Educação Infantil (UEL), Estimulação Precoce (CENTRO LYDYA CORYAT - Porto Alegre) e Educação Especial (ESAP), Mestrado em Educação (UEL) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis). Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis). Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR) e docente convidada da UEL no curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia. Tem experiência na área de Educação nas modalidades da Educação Básica e Ensino Superior. Atua e pesquisa principalmente temas relacionados à prática educativa e formação de professor, a partir da perspectiva piagetiana sobre o desenvolvimento intelectual, afetivo e moral, processos simbólicos e intervenção com jogos.

Renata Beloni de Arruda, UEL

Graduação em Letras Franco-Portuguesa pela UEL. Mestre em Letras – Estudos Literários pela UEL e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários pela UEL. Atualmente trabalha com temas relacionados a Literatura Brasileira e questões relacionadas ao ensino de literatura.

Gustavo Javier Figliolo, UEL

Graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), graduação em Letras/Espanhol pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestrado em Literatura (UFSC) e conclui o Doutorado em Letras (UEL). Atualmente é docente efetivo no Curso de Letras/Espanhol da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua na área de Ensino de Língua Espanhola, Literatura e Teoria Literária, nas linhas de pesquisa Literatura e Psicanálise e Literatura e Ensino.

Downloads

Publicado

29-02-2016

Como Citar

BIANCHINI, L. G. B.; DE ARRUDA, R. B.; FIGLIOLO, G. J. SIGNIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO E SEQUÊNCIA EXPANDIDA: UMA PROPOSTA CRIATIVA PARA TRABALHAR COM TEXTOS LITERÁRIOS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 323–342, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i3.3637. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3637. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO