O LUGAR DA IMAGEM POÉTICA: LEITURA DE (SEIS) OBRAS DO PNBE

Melina Sauer Giacomin, Flávia Brocchetto Ramos, Marli Cristina Tasca Marangoni

Resumo


Compreendendo a poesia como uma experiência decisiva para o desenvolvimento da linguagem na infância, o presente artigo analisa imagens poéticas na literatura infantil, com o intuito de contribuir para processos de ensino-aprendizagem da leitura. A partir de estudo descritivo-analítico, focalizam-se seis títulos poéticos selecionados pelo PNBE 2010/2012, nos quais a imagem poética se concretiza por meio do uso de figuras de linguagem, configurando jogos sonoros ou semânticos. A pesquisa aponta para as contribuições que a exploração intencional das imagens poéticas pode trazer ao desenvolvimento da inteligência linguística do interlocutor infantil, subsidiando-o no entendimento de si e do seu entorno e favorecendo a sua formação como leitor.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3625


Palavras-chave


Poesia infantil; Leitura; PNBE; Educação literária

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3625


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com