A APRENDIZAGEM DO SABER ENSINAR POR ASSISTENTES SOCIAIS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA

Yara Pires Gonçalves

Resumo


O presente artigo trata da aprendizagem do saber ensinar por assistentes sociais, no exercício da docência, no ensino superior, no âmbito curricular e em sua relação com a prática de ensino. Considera o saber ensinar em sua multidimensionalidade (dimensões contextual, humana, lógica, ideológica, ética e pedagógica). Utilizou-se de metodologia de base filosófica dialética, com pesquisa de abordagem qualitativa analítico-descritiva e procedimentos realizados por meio de análise documental, ficha sócio-demográfica, entrevista semi-estruturada e grupo focal. Os resultados apontam que o saber ensinar supõe o saber da profissão e fundamenta-se no saber de experiência. Os assistentes sociais aprendem a ensinar, ensinando. É um processo contínuo, realizado individualmente e na troca de experiências, por meio da interação e da reflexão sobre a ação.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v18i19.352


Palavras-chave


Prática de ensino; aprendizagem do saber ensinar; formação docente

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v18i19.352


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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