DAS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE OS CONTOS DE FADAS AO UNIVERSO POLÍTICO E LITERÁRIO DOS IRMÃOS GRIMM.

Autores

  • Maria Amélia Castro Cotta FCT/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.3519

Palavras-chave:

DAS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE OS CONTOS DE FADAS AO UNIVERSO POLÍTICO E LITERÁRIO DOS IRMÃOS GRIMM.

Resumo

Os contos, como obra literária, transcendem espaço e tempo de sua produção e, lidos ainda hoje, mobilizam imagens e suscitam debates. O presente estudo traz as pesquisas acadêmicas realizadas sobre os contos nos anos de 2003-2013, a fim de evidenciar a utilização (ou não) dos contos de Grimm nos estudos realizados. Apresenta o universo político e literário dos irmãos Grimm a partir de pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada realizada no Arquivo dos irmãos Grimm em Kassel-Alemanha. As fontes primárias utilizadas foram os prólogos, prefácios e biografias de traduções dos contos de Grimm e as fontes secundárias: folders, informativos, jornais, fotografias e entrevista realizada com o Dr. Lauer em Kassel, Alemanha.Fez parte desse estudo, a decisão de conhecer parte da trilha dos irmãos Grimm na Alemanha, que se deu pelo fato de ter como expectativa recolher fontes sobre os autores e sobre Dorothea Viehmann, camponesa citada comumente nos estudos sobre os irmãos Grimm. O artigo traz o desafio de suscitar outras pesquisas sobre os contos e em particular, os contos dos irmãos Grimm. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Amélia Castro Cotta, FCT/UNESP

Pós-doutorado na área de Literatura Infantil pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas na área de Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação. Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Pedagoga. Professora do Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Gestão da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho-UNESP. Professora do Curso de Pedagogia da FCT/UNESP. Departamento de Educação. Área de Educação Infantil. 

Downloads

Publicado

20-02-2017

Como Citar

COTTA, M. A. C. DAS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE OS CONTOS DE FADAS AO UNIVERSO POLÍTICO E LITERÁRIO DOS IRMÃOS GRIMM. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 2, p. 172–191, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i2.3519. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3519. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO