A LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS E A FORMAÇÃO DE ESCRITORES COMPETENTES NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Amanda Fantinasi FCT/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3518

Palavras-chave:

Letramento Literário. Literatura. Leitura. Escrita.

Resumo

Este artigo traz uma experiência desenvolvida no quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Tupi Paulista com a leitura literária e produção de texto, utilizando o livro “Felpo Filva” da autora Eva Furnari com o objetivo de responder a seguinte questão: Qual a contribuição que a leitura de textos literários pode dar para a formação de escritores competentes no primeiro ciclo do ensino fundamental? O trabalho é fundamentado pela sequência Básica de Letramento Literário proposta pelo autor Rildo Cosson, que consiste em quatro fases: a) Motivação b) Introdução c) Leitura d) Interpretação. Traz o relato das atividades de leitura e escrita desenvolvidas em sala de aula demonstrando a qualidade dos textos produzidos pelos alunos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3518

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Fantinasi, FCT/UNESP

Primeira autora: Pós Graduação Lato Sensu em Arte pela FCT/UNESP. Graduação em Letras. Professora de Literatura na Educação Básica em Tupi Paulista. 

Segunda autora: Orientadora. Pós-Doutora na área de Literatura Infantil pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas na área de Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação. Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Pedagoga. Professora do Curso de Pedagogia da FCT/UNESP. Departamento de Educação. Área: Educação Infantil. 

 

Downloads

Publicado

12-05-2016

Como Citar

FANTINASI, A. A LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS E A FORMAÇÃO DE ESCRITORES COMPETENTES NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 329–349, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v27i1.3518. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3518. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO