PROLETRAS: UMA PROPOSTA DE INTERAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA DOCENTES NA PERSPECTIVA DE INTERLETRAMENTOS MÚLTIPLOS

Autores

  • Maria Angélica Freire de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v18i19.350

Palavras-chave:

Formação continuada, multiletramentos, reflexão da prática

Resumo

PROLETRAS: práticas docentes em diálogos pela emergência de novos letramentos na escola é um projeto de formação continuada para professores e propõe um estudo semipresencial envolvendo interatividade, colaboração, cooperação e co-autoria, compreende a interação descrita e problematizada da prática pedagógica. O principal objetivo desse curso de formação continuada é ouvir agentes de letramentos: a proposição de alternativas de ação; de momentos de criação coletiva; de situações reflexivas que impliquem análise, revisão critica, consciente e sistemática do trabalho pedagógico em todas as suas fases de elaboração: estudo, aplicação, avaliação e ressignificação no contexto de ensino e aprendizagem. A metodologia envolveu a) realidade escolar, b) olhar sobre reconhecer o domínio de competências discursivas no grupo analisado. Em considerações finais, pensar a prática do professor é uma forma de auxiliá-lo numa proposta de formação que envolveu descrição – execução – reflexão – depuração e descrição, na troca de experiências e elaboração de projetos ou resolução de situações-problema. Foi elaborado o curso apresentado, com o objetivo de promover a interlocução.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v18i19.350

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-06-2011

Como Citar

CARVALHO, M. A. F. de. PROLETRAS: UMA PROPOSTA DE INTERAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA DOCENTES NA PERSPECTIVA DE INTERLETRAMENTOS MÚLTIPLOS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 18, n. 19, p. 106–123, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v18i19.350. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/350. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê