PROLETRAS: UMA PROPOSTA DE INTERAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA DOCENTES NA PERSPECTIVA DE INTERLETRAMENTOS MÚLTIPLOS

Maria Angélica Freire de Carvalho

Resumo


PROLETRAS: práticas docentes em diálogos pela emergência de novos letramentos na escola é um projeto de formação continuada para professores e propõe um estudo semipresencial envolvendo interatividade, colaboração, cooperação e co-autoria, compreende a interação descrita e problematizada da prática pedagógica. O principal objetivo desse curso de formação continuada é ouvir agentes de letramentos: a proposição de alternativas de ação; de momentos de criação coletiva; de situações reflexivas que impliquem análise, revisão critica, consciente e sistemática do trabalho pedagógico em todas as suas fases de elaboração: estudo, aplicação, avaliação e ressignificação no contexto de ensino e aprendizagem. A metodologia envolveu a) realidade escolar, b) olhar sobre reconhecer o domínio de competências discursivas no grupo analisado. Em considerações finais, pensar a prática do professor é uma forma de auxiliá-lo numa proposta de formação que envolveu descrição – execução – reflexão – depuração e descrição, na troca de experiências e elaboração de projetos ou resolução de situações-problema. Foi elaborado o curso apresentado, com o objetivo de promover a interlocução.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v18i19.350


Palavras-chave


Formação continuada; multiletramentos; reflexão da prática

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v18i19.350


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com