POLÍTICA EDUCACIONAL, SAÚDE E RESPEITO À DIVERSIDADE SEXUAL

Autores

  • Cleide de Oliveira Fernandes Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • Maria Luísa Pedroso de Lima Brusse Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • Alessandra Correa Cabrera Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • Ulisses Ferreira de Araújo Universidade Virtual do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3483

Palavras-chave:

Diversidade Sexual, Direitos Humanos, Trabalho com Projeto, Saúde

Resumo

A escola é o espaço de convivência heterogênea, com possibilidades de reflexão sobre os estereótipos de gênero e sexualidade. O objetivo desse estudo foi investigar se a instituição escolar desenvolve projetos relacionados à diversidade. Participaram 12 docentes da rede de ensino pública e privada do Estado de São Paulo. A metodologia da pesquisa foi qualitativa e quantitativa, por meio de um questionário distribuído aos docentes; 92% das escolas dos entrevistados não realizam projetos pedagógicos relacionados à diversidade sexual, 92% dos docentes consideram relevante dialogar sobre a temática, destes, apenas 50% estão preparados para atuarem num ambiente com diversidade sexual. Concluímos que, a temática sobre diversidade precisa ser inserida nos projetos educacionais transdisciplinares.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3483

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide de Oliveira Fernandes, Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente; Especialista em Neurologia Aplicada à Neurologia Infantil; Esp. em Divulgação Científica em Saúde: Neurociências pela Universidade Estadual de Campinas;

Esp. em Planejamento, Implementação e Gestão do Ensino a Distância, pela Universidade Federal Fluminense;

Ingressante no doutorado em Ead na Universidade Federal de São Paulo pelo departamento de Informática em Saúde.

Professora Tutora Colaborada nos Cursos de Especialização em: 'Ética, Valores e Saúde na Escola'; 'Ética, Valores e Cidadania na Escola' de 2010 à 2014, pela Universidade de São Paulo e Universidade Virtual do Estado de São Paulo, no pólo da Unicamp;

Professora Tutora Mediadora na Licenciatura em 'Ciências Naturais e Matemática' pela pela Universidade de São Paulo e Universidade Virtual do Estado de São Paulo, no pólo da Fatec de Itapetininga.

Downloads

Publicado

05-01-2016

Como Citar

FERNANDES, C. de O.; BRUSSE, M. L. P. de L.; CABRERA, A. C.; ARAÚJO, U. F. de. POLÍTICA EDUCACIONAL, SAÚDE E RESPEITO À DIVERSIDADE SEXUAL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 2, p. 22–43, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i2.3483. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3483. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê