A IMPORTÂNCIA DA PESSOA IDOSA/AVÓS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS E VIVÊNCIA EXITOSA DE INCLUSÃO

Autores

  • Cláudia Daniele Barros Leite Salgueiro Universidade Católica de Pernambuco
  • Cristina Maria de Souza Brito Dias Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP
  • Larissa de Siqueira Coelho Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3475

Palavras-chave:

Inclusão, Idosos, Avós, Educação Pré Escolar

Resumo

Este artigo reflete sobre a importância da pessoa idosa no processo de educação pré-escolar e expõe situações exitosas. Analisa questões e fundamentos teóricos relacionados às temáticas dos direitos humanos, inclusão e apoio social. O presente estudo é de caráter qualitativo descritivo e utilizou amostra intencional. O trabalho de campo lançou mão da observação – de inspiração etnográfica e a análise dos dados foi feita por meio de retratos sociológicos. Os resultados evidenciaram que: os pais mostraram-se satisfeitos com a iniciativa da escola; as crianças e os idosos sentiram satisfação em ficar juntos; os educadores alargaram sua compreensão acerca da inclusão do idoso no contexto escolar e puderam ampliar suas atividades. Acredita-se que esta experiência tem implicações importantes em nível das práxis de formação dos educadores, do trabalho realizado com as famílias e das práticas educativas desenvolvidas na educação pré-escolar.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3475

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Daniele Barros Leite Salgueiro, Universidade Católica de Pernambuco

Doutoranda em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), mestra em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE), especialista em Saúde Coletiva/ Residência Multiprofissional pela Universidade de Pernambuco (UPE), gerontóloga associada da SBGG - seccional PE, graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É professora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) , campus Recife-PE.

Cristina Maria de Souza Brito Dias, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (1995),mestrado em Psicologia também pela Universidade de Brasília (1983) e graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (1975). Possui especialização em Terapia familiar e de casal (1992 a 1994) e residência clínica na Clínica Pinel de Porto Alegre (1976 e 1977). É professora adjunto IV, aposentada, da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora adjunto III da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e coordenadora do Programa de pós-graduação em Psicologia Clínica da UNICAP.

Larissa de Siqueira Coelho, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

29-02-2016

Como Citar

BARROS LEITE SALGUEIRO, C. D.; DE SOUZA BRITO DIAS, C. M.; COELHO, L. de S. A IMPORTÂNCIA DA PESSOA IDOSA/AVÓS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS E VIVÊNCIA EXITOSA DE INCLUSÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 174–189, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i3.3475. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3475. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO