A IMPORTÂNCIA DA PESSOA IDOSA/AVÓS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS E VIVÊNCIA EXITOSA DE INCLUSÃO

Cláudia Daniele Barros Leite Salgueiro, Cristina Maria de Souza Brito Dias, Larissa de Siqueira Coelho

Resumo


Este artigo reflete sobre a importância da pessoa idosa no processo de educação pré-escolar e expõe situações exitosas. Analisa questões e fundamentos teóricos relacionados às temáticas dos direitos humanos, inclusão e apoio social. O presente estudo é de caráter qualitativo descritivo e utilizou amostra intencional. O trabalho de campo lançou mão da observação – de inspiração etnográfica e a análise dos dados foi feita por meio de retratos sociológicos. Os resultados evidenciaram que: os pais mostraram-se satisfeitos com a iniciativa da escola; as crianças e os idosos sentiram satisfação em ficar juntos; os educadores alargaram sua compreensão acerca da inclusão do idoso no contexto escolar e puderam ampliar suas atividades. Acredita-se que esta experiência tem implicações importantes em nível das práxis de formação dos educadores, do trabalho realizado com as famílias e das práticas educativas desenvolvidas na educação pré-escolar.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3475


Palavras-chave


Inclusão; Idosos; Avós; Educação Pré Escolar

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3475


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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