MULTICULTURALISMO COMO POLÍTICA DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO

Renan Santiago de Sousa, Ana Ivenicki

Resumo


O presente artigo tem como objetivo levantar reflexões sobre como as diferentes abordagens do multiculturalismo podem favorecer ou desfavorecer a inclusão escolar. Este texto se torna importante, pois o reconhecimento da falta de neutralidade do multiculturalismo, que pode ser tanto utilizado por grupos que buscam resistir à imposição cultural como por grupos que querem a normalização da sociedade, é extremamente necessário para pensarmos o multiculturalismo como uma verdadeira política de inclusão.  De cunho qualitativo e elaborado sob a forma de um ensaio teórico, este artigo chega à conclusão de que não existe uma abordagem multicultural perfeita e que todas elas, com maior ou menor grau, favorecem a exclusão. Devemos, portanto, não engessar nossas práticas em somente uma e usar favoravelmente essas diferentes abordagens em prol da inclusão plena dos nossos estudantes.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3473


Palavras-chave


Multiculturalismo. Inclusão. Abordagens multiculturais

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3473


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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