AS ADEQUAÇÕES CURRICULARES E A IMPORTÂNCIA DO APOIO AO PROFESSOR

Autores

  • Ana Maria de Oliveira Bezerra Prefeitura de São Paulo
  • Cristiane Regina Xavier Fonseca-Janes Unesp

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3461

Palavras-chave:

Adequação do currículo, Educação inclusiva, Educação Especial, Deficiência intelectual

Resumo

A matrícula dos alunos público-alvo da Educação Especial nas escolas públicas não garante a efetivação da educação inclusiva, eles necessitam de acesso a um currículo adaptado para o desenvolvimento de suas potencialidades. O objetivo deste trabalho foi analisar se as adequações curriculares são realizadas em salas regulares com alunos com deficiência intelectual; observar as ações estratégicas e analisar se os professores do ensino regular contam com o auxílio do professor da Sala de Apoio e Atendimento a Inclusão (SAAI). Os dados foram coletados em duas salas de aula em uma escola da prefeitura de São Paulo. O procedimento ocorreu por meio de um protocolo de observação e entrevistas com os professores. Os resultados demonstraram que existe uma discrepância nas ações dos professores em relação às adequações curriculares e nas interações com o aluno com deficiência intelectual. Os entrevistados concordam que não há um horário específico para os encontros de orientação com o professor da SAAI.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3461

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria de Oliveira Bezerra, Prefeitura de São Paulo

Especialista em Educação Especial na área de Deficiência Intelectual  pela UNESP - Marília. Pedagoga com habilitação em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Administração escolar pela Universidade de Santo Amaro- UNISA. Especialização em alfabetização pela Fundação Santillana. Professora da Rede Municipal da Cidade de São Paulo.

Cristiane Regina Xavier Fonseca-Janes, Unesp

Doutora em Educação. Pesquisadora e pós-doutora pelo Grupo de Pesquisa: Diferença, Desvio e Estigma. Mestre em Filosofia. Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília

Downloads

Publicado

06-01-2016

Como Citar

BEZERRA, A. M. de O.; FONSECA-JANES, C. R. X. AS ADEQUAÇÕES CURRICULARES E A IMPORTÂNCIA DO APOIO AO PROFESSOR. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 2, p. 241–257, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i2.3461. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3461. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO