AS ADEQUAÇÕES CURRICULARES E A IMPORTÂNCIA DO APOIO AO PROFESSOR

Ana Maria de Oliveira Bezerra, Cristiane Regina Xavier Fonseca-Janes

Resumo


A matrícula dos alunos público-alvo da Educação Especial nas escolas públicas não garante a efetivação da educação inclusiva, eles necessitam de acesso a um currículo adaptado para o desenvolvimento de suas potencialidades. O objetivo deste trabalho foi analisar se as adequações curriculares são realizadas em salas regulares com alunos com deficiência intelectual; observar as ações estratégicas e analisar se os professores do ensino regular contam com o auxílio do professor da Sala de Apoio e Atendimento a Inclusão (SAAI). Os dados foram coletados em duas salas de aula em uma escola da prefeitura de São Paulo. O procedimento ocorreu por meio de um protocolo de observação e entrevistas com os professores. Os resultados demonstraram que existe uma discrepância nas ações dos professores em relação às adequações curriculares e nas interações com o aluno com deficiência intelectual. Os entrevistados concordam que não há um horário específico para os encontros de orientação com o professor da SAAI.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3461


Palavras-chave


Adequação do currículo; Educação inclusiva; Educação Especial; Deficiência intelectual

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3461


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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