O CONHECIMENTO DIDÁCTICO EM ESTATÍSTICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO SECUNDÁRIO

Sandra Maria Oliveira Quintas, Hélia Margarida Aparício Pintão de Oliveira, Rosa Antónia de Oliveira Figueiredo Tomás Ferreira

Resumo


Este estudo tem como objectivo analisar o conhecimento didáctico do professor que ensina Estatística, no ensino secundário, centrando-se principalmente no conhecimento estatístico e nas suas percepções das dificuldades dos alunos neste domínio. Os dados foram recolhidos através de um questionário a professores de Matemática, enviado às 145 escolas com ensino secundário pertencentes à Direcção Regional de Educação do Norte, em Portugal. Obtiveram-se 120 questionários validados. As conclusões do estudo sugerem a necessidade de se apostar na formação continuada dos professores de Matemática, no âmbito da Estatística. Parece existir, em particular, necessidade de os professores ampliarem os seus conhecimentos didácticos em Estatística de modo a poderem ajudar os alunos a aprender conceitos e processos estatísticos com significado.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v18i19.346


Palavras-chave


Educação Matemática; conhecimento didáctico em Estatística; conhecimento estatístico; conhecimento do aluno; ensino secundário

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v18i19.346


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com