ESPAÇOS E TEMPOS ESCOLARES CONTEMPORÂNEOS: ESPAÇOS E TEMPOS DE EXCLUSÃO?

Autores

  • Rita Basso Severo UERGS- universidade Estadual do Rio grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.3456

Palavras-chave:

Escola, Juventudes, Espaços, Tempos, Exclusão

Resumo

 

 

 

Resumo:

Este texto é um recorte de uma pesquisa realizada com jovens-alunos em duas escolas públicas de Porto Alegre. Tem como intenção refletir sobre a seguinte questão: o que faz a escola com aqueles que não conseguem alinhar seus tempos de vida com o rigoroso tempo escolar?  Operei com um referencial teórico que nos permite pensar as juventudes em uma dimensão mais ampla do que a simples idade cronológica, assim, cabe considerar que a condição de ‘ser jovem’ na contemporaneidade não deve ser pensada fora do contexto histórico, social e cultural. Com ancoragem na etnografia pós-moderna as ferramentas teórico-metodológicas utilizadas foram conversas e entrevistas advindas dos diários de campo. Os achados me conduziram a pensar que as práticas destes jovens escapam a algumas formas de captura, inquietam a segurança dos saberes escolares, e questionam o poder de nossas práticas criando fendas nas instituições escolares.

 

Palavras-chave: Escola. Juventudes. Espaços. Tempos. Exclusão

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Basso Severo, UERGS- universidade Estadual do Rio grande do Sul

Profª.Drª. Rita Cristine Basso Soares Severo.  Professora adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS - Unidade São Luiz Gonzaga

Downloads

Publicado

13-04-2018

Como Citar

SEVERO, R. B. ESPAÇOS E TEMPOS ESCOLARES CONTEMPORÂNEOS: ESPAÇOS E TEMPOS DE EXCLUSÃO?. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 3, 2018. DOI: 10.14572/nuances.v28i3.3456. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3456. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO