O ESPAÇO DA ESCOLA COMO LOCAL DE TRANSFORMAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL DE DOCENTES

Maryahn Koehler Silva, Elzira Maria Bagatin Munhoz

Resumo


Esse artigo refere-se a pesquisa efetivada em duas escolas de rede pública municipal de uma cidade do norte de Santa Catarina. Seu objetivo foi verificar os sentidos e significados de professores a respeito dos espaços escolares em instituições de ensino básico, em contexto urbano e rural e seu potencial no que tange à transformação pessoal e profissional. A fim de perceber as conexões existentes entre o espaço físico e subjetivo constituído nos aspectos relacionais, optou-se pela pesquisa qualitativa executada através de entrevistas abertas, semi-estruturadas e observações de campo. As entrevistas efetuaram-se com os diretores, professores e estudantes do ensino fundamental de ambas as escolas. No total foram entrevistados dois diretores, quatro professores e vinte estudantes. Esse artigo apresenta algumas reflexões oriundas das análises das entrevistas realizadas com os professores. Os relatos docentes convergem para um reconhecimento da escola como espaço de crescimento, voltado à promoção pessoal, profissional e social.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v18i19.344


Palavras-chave


Espaço escolar; sentido e significado; transformação pessoal

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v18i19.344


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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