PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS INCLUSIVAS E FOCO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Carlos Augusto Rodrigues Lima Colégio Augusto Laranja
  • Ana Lúcia Manrique PUC - SP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.3435

Palavras-chave:

Formação de Professores. Desenvolvimento Profissional. Educação Matemática Inclusiva.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar ações de formação que podem favorecer o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental junto a alunos com deficiência. Cinco professoras de cinco escolas da rede pública da cidade de São Paulo participaram dessa pesquisa. Foram elaborados questionários e entrevistas, observados encontros de formação e aulas das professoras para a coleta dos dados. Foram analisados: participação nos encontros de formação, elaboração de atividades envolvendo conteúdos matemáticos e materiais pedagógicos, realização de oficinas ocorridas em escolas e desenvolvimento de uma sequência didática. As categorias de análise foram: processo de aprendizagem coletiva, investigação da prática e repercussão das oficinas. As análises buscaram verificar de que forma essas ações adentraram aos muros das escolas e apontaram que as professoras se sentiram preparadas para ensinar alunos com e sem deficiência, por poderem compartilhar experiências e angústias, objetivando a construção de um espaço de formação favorável ao desenvolvimento profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Rodrigues Lima, Colégio Augusto Laranja

Doutor em Educação Matemática – PUC/SP

 

Coordenador do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II e Coordenador de Matemática – Educação Infantil ao Ensino Médio – do Colégio Augusto Laranja – SP.

 

Endereço Residencial:

Rua do Boqueirão, 80, apto 12 – Jardim da Saúde – São Paulo – SP

CEP 04293-000

profcacalima@terra.com.br

 

Endereço Profissional:

Rua dos Chanés, 205 – Moema – São Paulo – SP

CEP 04087-031

carlos.lima@augustolaranja.com.br

 

Coordena o ensino de Matemática da Educação Infantil ao Ensino Médio. Realiza a formação de professores que ensinam Matemática – Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

 

 

Pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, Formadores de professores, Trabalho docente e Educação Matemática Inclusiva.

Ana Lúcia Manrique, PUC - SP

Doutora em Educação: Psicologia da Educação – PUC/SP

Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP

 

Endereço Residencial:

Rua Tuiuti, 589 apto 251 bloco 3 – Tatuapé – São Paulo – SP

CEP 03081-003

analuciamanrique@gmail.com

 

Endereço Profissional:

Rua Marquês de Paranaguá, 111 – Consolação – São Paulo – SP

CEP 01303-050

manrique@pucsp.br

 

Coordena projetos aprovados em Programas da Capes (Observatório da Educação – OBEDUC, Competências Socioemocionais – CSE e Tecnologia Assistiva no Brasil e Estudos sobre Deficiência – PGPTA)

 

 

Pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, Formadores de professores, Saberes docente, Trabalho docente, Mapas conceituais, Cálculo Diferencial e Integral e Educação Matemática Inclusiva.

Downloads

Publicado

13-04-2018

Como Citar

LIMA, C. A. R.; MANRIQUE, A. L. PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS INCLUSIVAS E FOCO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 3, 2018. DOI: 10.14572/nuances.v28i3.3435. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3435. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO