PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS INCLUSIVAS E FOCO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Carlos Augusto Rodrigues Lima, Ana Lúcia Manrique

Resumo


O objetivo deste trabalho foi investigar ações de formação que podem favorecer o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental junto a alunos com deficiência. Cinco professoras de cinco escolas da rede pública da cidade de São Paulo participaram dessa pesquisa. Foram elaborados questionários e entrevistas, observados encontros de formação e aulas das professoras para a coleta dos dados. Foram analisados: participação nos encontros de formação, elaboração de atividades envolvendo conteúdos matemáticos e materiais pedagógicos, realização de oficinas ocorridas em escolas e desenvolvimento de uma sequência didática. As categorias de análise foram: processo de aprendizagem coletiva, investigação da prática e repercussão das oficinas. As análises buscaram verificar de que forma essas ações adentraram aos muros das escolas e apontaram que as professoras se sentiram preparadas para ensinar alunos com e sem deficiência, por poderem compartilhar experiências e angústias, objetivando a construção de um espaço de formação favorável ao desenvolvimento profissional.

Palavras-chave


Formação de Professores. Desenvolvimento Profissional. Educação Matemática Inclusiva.

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DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.3435


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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