O CICLO DE POLÍTICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Washington César Shoiti Nozu, Marilda Moraes Garcia Bruno

Resumo


O presente artigo utiliza o método de análise intitulado ciclo de políticas, proposto pelos pesquisadores ingleses Stephen J. Ball e Richard Bowe e amplamente divulgado no Brasil por Jefferson Mainardes, aplicando-o no contexto da educação especial. A abordagem do ciclo de políticas prevê a análise de cinco contextos: o de influência, o de produção do texto, o da prática, o dos resultados/efeitos e o de estratégia política. Contudo, este estudo limita-se a compreender o ciclo de políticas da educação especial brasileira em três contextos. No contexto de influência, elucida a configuração do discurso da inclusão no campo da educação especial. Na sequência, o contexto de produção do texto elenca textos político-normativos representativos da atual política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e enfatiza a proposta do atendimento educacional especializado. Por fim, o contexto da prática destaca a atuação do atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3342


Palavras-chave


Política Educacional; Educação Inclusiva; Atendimento Educacional Especializado; Salas de Recursos Multifuncionais

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3342


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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