ENSINO DE GRADUAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA DA UFOPA

Ângela Rocha dos Santos, Poliana Fernandes Sena, Solange Helena Ximenes-Rocha, José Antonio Oliveira Aquino

Resumo


Este trabalho apresenta relato da implementação do Programa de Monitoria Acadêmica da UFOPA. Destaca-se dentre as ações do Programa, a experiência quanto a monitoria para acompanhamento aos discentes indígenas e a monitoria voltada para atendimento as ações de acessibilidade e à discentes com necessidades educacionais especiais. Apresenta dados de avaliação diagnóstica que objetivou entender as percepções dos estudantes acerca da monitoria para sua formação. A metodologia foi descritivo-analítica com abordagem quanti-qualitativa e os sujeitos foram monitores do Programa. Os resultados demonstram que a monitoria permite construir experiências significativas para um processo de inclusão social dos discentes assistidos, pois, ao desenvolver ações do Programa, este visa contribuir para melhoria do ensino de graduação, envolvendo professores orientadores, discentes monitores (bolsistas) e discentes assistidos, para melhoria da aprendizagem, condições de permanência e sucesso acadêmico.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3303


Palavras-chave


Monitoria Acadêmica; Ensino Superior; Inclusão

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3303


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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