APRENDER A DOCUMENTAR A VOZ E AS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS

Cristina Mesquita

Resumo


O estudo de caso que se apresenta centra-se nos processos de observação e avaliação da aprendizagem das crianças. Pretendia-se que as educadoras construíssem uma compreensão concetual destas dimensões bem como na utilização de instrumentos que permitam evidenciar as aprendizagens das crianças. Este estudo visa a transformação e envolveu colaborativamente as educadoras e a investigadora, para reunir e organizar conhecimento relevante, analisar os dados e desenhar intervenções para a mudança. O quadro de referência para a transformação praxiológica foi a pedagogia da infância que valoriza a voz da criança, a sua competência participativa e a emergência de um currículo socialmente situado. Este estudo de cariz construtivista usa a investigação-ação como metodologia e relaciona-se com o Projeto EEL/DQP. A análise dos dados situou-se numa linha descritiva e interpretativa, procurando aceder às perspetivas e práticas assumidas, pelas educadoras em duas fases do processo.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3147


Palavras-chave


Observação e avaliação; Educação de Infância; Práticas educativas; Investigação Praxiológica

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3147


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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