EDUCAÇÃO INFANTIL E AVALIAÇÃO: UMA AÇÃO MEDIADORA

Juliana Pereira da Silva, Sonia da Cunha Urt

Resumo


Tem-se como objetivo analisar algumas propostas práticas de avaliação na Educação Infantil, visando à valorização desta como uma ação mediadora e de maior reflexão, capaz de incentivar de forma sistemática e consciente, o acompanhamento e desenvolvimento da criança. Nesse contexto, demonstram-se os dispositivos legais que subsidiam a avaliação para Educação Infantil, suas concepções e sua importância em âmbito da aprendizagem e desenvolvimento da criança, bem como também, da prática do professor. Faz-se referência à Teoria Histórico-Cultural para explicar o processo de aprendizagem e como acompanhá-lo de forma qualitativa. Dessa forma, posteriormente à revisão bibliográfica faz-se uma apresentação e análise de alguns trabalhos avaliativos, conclui-se que a avaliação na Educação Infantil, é um processo que se materializa em várias ações que contemplam todo o percurso de aprendizagem e desenvolvimento da criança, do professor e da instituição.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3038


Palavras-chave


Avaliação; Educação Infantil; Mediação

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3038


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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