CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL A RESPEITO DO PROCESSO AVALIATIVO

Autores

  • Josiane de Almeida Trevisani Escola de Educação Infantil E.M. Profª Jovita Terin - Presidente Prudente/SP
  • Moacir Pereira de Souza Filho Universidade Estadual Paulista - Unesp - Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3036

Palavras-chave:

Educação Infantil, Avaliação, Professores da Educação Infantil

Resumo

O artigo apresenta como tema o processo avaliativo. Partindo do pressuposto de que há uma dicotomia entre teoria e prática, este artigo tem por objetivo investigar as práticas de professores das creches e pré-escolas do município de Presidente Prudente. Sua finalidade é verificar se a “avaliação mediadora” tem sido preterida em função do cumprimento das exigências burocráticas. O instrumento de investigação se baseou num um questionário aberto e o método de investigação esteve fundamentado na “Análise de Conteúdo”. Os resultados evidenciaram, que a maioria dos professores acompanha o desenvolvimento dos alunos, principalmente, por meio de portifólios. Eles conhecem as diretrizes curriculares, embora desconhecam os referenciais teóricos. Eles se mostraram favoráveis a alfabetização precoce e apontaram como principal carência a necessidade da orientação de outros profissionais.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3036

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane de Almeida Trevisani, Escola de Educação Infantil E.M. Profª Jovita Terin - Presidente Prudente/SP

Licencianda em Física pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Presidente Prudente/SP. Curso Normal de Magistério (2004) pelo CEFAM de Presidente Prudente . Professora de Educação Infantil da E.M. Profª Jovita Terin - Presidente Prudente/SP. Atua na área da educação infantil desde 2006.

Moacir Pereira de Souza Filho, Universidade Estadual Paulista - Unesp - Presidente Prudente

Graduado em Tecnologia dos Sistemas Elétricos (1989) e Licenciatura em Física (2001) pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Bauru/SP. Possui Mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Bauru/SP. Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Física, Química, e Biologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (Unesp/Presidente Prudente). Docente credenciado no Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física - Unesp/Presidente Prudente/SP e docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista - Unesp/Bauru/SP. É membro suplente do Conselho do Departamento de Física, Química e Biologia, membro titular do Conselho do Curso de Licenciatura em Física e membro titular da Comissão de Estágios da Unesp de Presidente Prudente. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando nos seguintes temas: Formação de Professores, Processo de ensino-aprendizagem e História e Filosofia da Ciência.

Downloads

Publicado

06-01-2016

Como Citar

TREVISANI, J. de A.; SOUZA FILHO, M. P. de. CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL A RESPEITO DO PROCESSO AVALIATIVO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 2, p. 207–223, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i2.3036. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3036. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO