MEDIAÇÕES DIDÁTICAS REALIZADAS EM SITUAÇÕES COLABORATIVAS ONLINE COM O USO DA GEOMETRIA DINÂMICA

Autores

  • Mirella Cysneiros Universidade Federal de Pernambuco
  • Verônica Gitirana Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2971

Palavras-chave:

Mediação Didática, Aprendizagem Colaborativa, Geometria Dinâmica, Educação online, Simetria de Reflexão

Resumo

Este artigo discute uma investigação sobre Mediações Didáticas em uma situação especialmente construída para a aprendizagem colaborativa do conceito de Simetria de Reflexão com um software de Geometria Dinâmica compartilhado à distância. Conceitos de CSCL (Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador), do campo matemático de reflexão axial e da aprendizagem de simetria de reflexão foram utilizados para a construção da situação. A metodologia consistiu da concepção das situações e experimentação com três professores de Matemática em formação continuada e um professor Mediador. O chat e interações no Tabulæ foram tratadas com uma Análise de Conteúdo. Resultados revelam um roteiro de atividade que inicia com a interação individual com o problema, passa por momento de cooperação, e culmina com atividades colaborativas, nas quais os formandos assumem a mediação didática. A observação da ação do colega ou professor no ambiente de geometria mostrou-se essencial às mediações.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2971

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirella Cysneiros, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada em Matemática

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pea UFPE

Verônica Gitirana, Universidade Federal de Pernambuco

PhD em Educação Matemática, Bacharel e mestre em Matemática, vem atuando em formação de professores de matemática e pesquisa em tecnologia na educação matemática.

Downloads

Publicado

28-11-2014

Como Citar

CYSNEIROS, M.; GITIRANA, V. MEDIAÇÕES DIDÁTICAS REALIZADAS EM SITUAÇÕES COLABORATIVAS ONLINE COM O USO DA GEOMETRIA DINÂMICA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 2, p. 39–64, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i2.2971. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2971. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê