MEDIAÇÕES DIDÁTICAS REALIZADAS EM SITUAÇÕES COLABORATIVAS ONLINE COM O USO DA GEOMETRIA DINÂMICA

Mirella Cysneiros, Verônica Gitirana

Resumo


Este artigo discute uma investigação sobre Mediações Didáticas em uma situação especialmente construída para a aprendizagem colaborativa do conceito de Simetria de Reflexão com um software de Geometria Dinâmica compartilhado à distância. Conceitos de CSCL (Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador), do campo matemático de reflexão axial e da aprendizagem de simetria de reflexão foram utilizados para a construção da situação. A metodologia consistiu da concepção das situações e experimentação com três professores de Matemática em formação continuada e um professor Mediador. O chat e interações no Tabulæ foram tratadas com uma Análise de Conteúdo. Resultados revelam um roteiro de atividade que inicia com a interação individual com o problema, passa por momento de cooperação, e culmina com atividades colaborativas, nas quais os formandos assumem a mediação didática. A observação da ação do colega ou professor no ambiente de geometria mostrou-se essencial às mediações.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2971


Palavras-chave


Mediação Didática; Aprendizagem Colaborativa; Geometria Dinâmica; Educação online; Simetria de Reflexão

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2971


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com