A MÍDIA VÍDEO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ANÁLISE DE PESQUISAS BRASILEIRAS

Paulo Henrique Rodrigues, Renata Viviane Raffa Rodrigues, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Hélia Margarida Oliveira

Resumo


O objetivo desse artigo é estudar em que contextos a mídia vídeo tem sido utilizada na formação de professores que ensinam matemática no Brasil. Nesse sentido, apresentamos os resultados de uma análise interpretativa de trabalhos que abordam a temática “mídia vídeo e a formação de professores que ensinam matemática” a partir de um levantamento de dissertações e teses (2000-2014) no Banco de Teses da CAPES. Identificamos quatro eixos temáticos e observamos que a mídia vídeo representada pela tecnologia de videoconferência é a mais recorrente nas investigações analisadas. Verificamos que no contexto nacional há poucos trabalhos cujo foco seja a mídia vídeo e a formação de professores que ensinam matemática, em particular que se foquem no uso do vídeo como recurso para professores repensarem suas práticas. Sendo assim, consideramos essas temáticas como campo fértil para investigação no Brasil.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2849


Palavras-chave


Educação Matemática; Formação de professores que ensinam matemática; vídeo

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2849


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com