DAS TECNOLOGIAS ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SEU USO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Helber Rangel Formiga Leite de Almeida

Resumo


As tecnologias e seu uso nas aulas de Matemática tem sido tema de muitas pesquisas entre os que fazem Educação Matemática. Entretanto, se pensarmos que as tecnologias, desde os tempos remotos, vêm ditando o comportamento do homem e da sociedade em que vive, sua influência dentro do cenário educacional não está ocorrendo há pouco tempo. Pensando assim, este artigo nasce com a intenção de trazer uma história das tecnologias e do seu uso na Educação Matemática. Para isso, o texto apresenta inicialmente minha compreensão acerca de tecnologia e da sua importância na evolução da sociedade em que vivemos. Em seguida, guiado pelas ideias de Tecnologias da Inteligência, apresento algumas tecnologias, sua importância e uso, no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Em minhas considerações finais trago o meu entendimento de como as tecnologias e a educação moldaram, cada uma, a história da outra.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i2.2831


Palavras-chave


Tecnologias da Inteligência; Histórico; Ensino e Aprendizagem

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.2831


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com