FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGIOS PARA UMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES AO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO

Anderson de Oliveira Pelegrini, Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho

Resumo


Objetiva-se apresentar aspectos teórico-filosóficos e epistemológicos que fundamentaram uma pesquisa que acompanhou e analisou um Projeto de Intervenção, realizado junto a alunos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Presidente Prudente/SP, cuja finalidade situava-se em compreender o movimento histórico-social de construção de relações sociais no interior da escola e seus desdobramentos no processo de desenvolvimento da consciência dos estudantes, considerando os aportes do materialismo histórico dialético e da teoria histórico-cultural. Os resultados do trabalho indicaram possibilidades concretas de análise da realidade nas suas múltiplas determinações, em conformidade com os pressupostos do método materialista histórico dialético, considerando o movimento histórico-social de constituição das relações sociais na escola, assim como a identificação dos elementos teóricos de construção da consciência dos participantes do processo de intervenção.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2824


Palavras-chave


Pesquisa intervenção na escola; materialismo histórico-dialético; educação escolar e construção da consciência

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2824


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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