EDUCAÇÃO MORAL NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DE PROJETOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Alana Paula de Oliveira FCT - UNESP
  • Maria Suzana De Stefano Menin FCT - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2822

Palavras-chave:

Sociedade Contemporânea, Escola, Educação Moral

Resumo

Nos dias atuais, identificamos uma frequente denúncia por parte de pesquisadores, educadores e familiares de que a escola tem sido palco de violência, indisciplina e desrespeito. Desse modo, temos o intuito de responder ao seguinte questionamento: estariam as escolas públicas brasileiras realizando projetos de modo a orientar os alunos a viverem em sociedade de forma mais harmônica e com base em valores morais ou éticos? Para tanto, realizamos revisão teórica e análises de 150 questionários respondidos por agentes escolares de escolas públicas do Estado de São Paulo. Acreditamos que é papel da escola educar moralmente os alunos e constatamos que os agentes escolares apontam que a educação moral deve acontecer na escola, principalmente para fomentar a formação da cidadania dos alunos. Contudo, verificamos que falta formação aos educadores, de modo que contemplem critérios adequados para realizar esse tipo de educação e alcancem a finalidade de formar indivíduos moralmente autônomos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2822

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Paula de Oliveira, FCT - UNESP

Possui graduação em Administração pela Uniesp de Presidente Prudente (2009). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, campus de Presidente Prudente (2010). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP (2013). Atualmente, atua como professora no curso de Pedagogia da Uniesp de Presidente Prudente e, também, como professora efetiva das séries iniciais do ensino fundamental, na Prefeitura Municipal de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Moralidade.

Maria Suzana De Stefano Menin, FCT - UNESP

Possui graduação em Faculdade de Psicologia pelo Instituto Unificado Paulista Objetivo (1977), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1992) e dois Pós-Doutorados na École des Hautes Études en Sciences Sociales (1996 e 2004). Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social Moral e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, representações sociais, desenvolvimento moral e educação moral.

Downloads

Publicado

26-05-2015

Como Citar

DE OLIVEIRA, A. P.; DE STEFANO MENIN, M. S. EDUCAÇÃO MORAL NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DE PROJETOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, p. 159–178, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i0.2822. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2822. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê