PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO DE FÍSICA: AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DE OBJETOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Paula Mesquita Melques Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. Estadual Paulista
  • Klaus Schlünzen Junior FCT/UNESP
  • Ana Maria Osorio Araya FCT/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2820

Palavras-chave:

Objetos Educacionais, Ensino de Física, Inclusão escolar, Deficiência Intelectual

Resumo

No presente trabalho é apresentada uma pesquisa de Mestrado que teve como objetivo investigar a contribuição do uso de Objetos Educacionais (OE) nas aulas de Física ao processo de inclusão. Para tanto, buscou-se estudar como os OE podem ser inseridos nas aulas de Física; analisar e selecionar OE que contemplam os conteúdos de Física e que podem contribuir com o processo de inclusão escolar; e ainda, investigar se os OE selecionados contribuem para a inclusão do aluno com deficiência intelectual no processo de ensino e aprendizagem de Física. A partir de uma abordagem qualitativa e com enfoque na pesquisa-intervenção, a pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual de ensino de Presidente Prudente/SP. Entre os resultados alcançados, concluiu-se que o uso de OE contribuiu para o processo de inclusão escolar no ensino de Física no contexto desta pesquisa.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2820

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Mesquita Melques, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. Estadual Paulista

Graduada em Licenciatura em Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista; (FCT/UNESP). Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela mesma instituição. Atua no Programa Redefor - Educação Especial e Inclusiva - como Designer Educacional na equipe NEaD/Unesp na produção e desenvolvimento dos cursos semipresenciais e produção de materiais didáticos para a plataforma Moodle. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Educação Especial e Inclusiva, Formação de professores, Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação, Ensino de Física.

Klaus Schlünzen Junior, FCT/UNESP

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor livre-docente em Informática e Educação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp, com estágio de Pós-doutoramento na Universitat de Barcelona. Atualmente é coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp, professor efetivo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp e do programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, informática na educação, tecnologias de informação e comunicação, educação a distância e aprendizagem organizacional.

Ana Maria Osorio Araya, FCT/UNESP

Possui graduação em Física - Universidad de Santiago de Chile (1981), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (1990). Atualmente é professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, consultor nacional da Universidade Estadual de Maringá e professor colaborador (sem vinculo empregatício) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Geociências. Na área de Ensino de Física atua em Física Moderna para Professores de Ensino Médio, com um livro publicado pelo grupo que coordena, Espectro Eletromagnético. Coordenadora do Núcelo de Ensino de Física que tem como objetivo o estudo de temas da Física Moderna Contemporânea para inclusaõ no Ensino Médio Participa do projeto Observatório da Educação coordenado pela professora Dra. Lizete Maria Orquiza de Carvalho e participa do grupo de pesquisa Avaliação Formativa do Programa de Pós-Graduação para a Ciência, Unesp, Bauru.

Downloads

Publicado

26-05-2015

Como Citar

MELQUES, P. M.; JUNIOR, K. S.; ARAYA, A. M. O. PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO DE FÍSICA: AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DE OBJETOS EDUCACIONAIS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, p. 274–295, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i0.2820. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2820. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)