PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DE ÁLVARES MACHADO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO

Autores

  • Edimar Aparecido da Silva Universidade Estadual Paulista
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2819

Palavras-chave:

Sistemas Apostilados de Ensino, Percepções dos Professores, Redes Municipais de Ensino

Resumo

O artigo, parte da dissertação de mestrado “Sistemas apostilados de ensinos: as percepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Álvares Machado-SP” analisa as percepções dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Álvares Machado-SP, sobre a utilização de um Sistema Apostilado de Ensino (SAE) na sala de aula. Sob uma abordagem qualitativa, a pesquisa constituiu-se como um estudo de caso, e a coleta de dados foi feita por meio de questionários aplicados a trinta e seis professores e interpretados metodologicamente a partir da “análise de conteúdo”. Os resultados indicaram que a maioria dos professores tem uma percepção positiva em relação à utilização do SAE. Recomenda-se aos elaboradores das políticas educacionais municipais, aos conselhos municipais, às instituições formadoras, aos gestores escolares e aos professores, que fortaleçam os espaços de discussões e debates para melhor definir as políticas públicas municipais, refletindo sobre as parcerias público-privadas.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2819

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edimar Aparecido da Silva, Universidade Estadual Paulista

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Presidente Prudente (2010) e Mestrado em Educação (2013) pela mesma instituição. Atualmente é diretor de escola na Rede Municipal de Presidente Prudente-SP. Tem experiência na área de Educação, como professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na formação contínua de professores e gestores escolares, atuando principalmente nos seguintes temas: Legislação e Políticas Educacionais; Municipalização do Ensino; Financiamento da Educação e Administração e Supervisão Escolar/Educacional. 

Yoshie Ussami Ferrari Leite, Universidade Estadual Paulista

Livre-docente pela FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com Estágio de Pós-Doutoramento em Educação na Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas educacionais e escola pública. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de professores, políticas públicas e espaço escolar e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, no período de 2004 a 2007.

Downloads

Publicado

26-05-2015

Como Citar

DA SILVA, E. A.; FERRARI LEITE, Y. U. PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DE ÁLVARES MACHADO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, p. 94–115, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i0.2819. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2819. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê