AFETIVIDADE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Viviane Aparecida Ferreira Favareto Cacheffo FCT/Unesp
  • Gilza Maria Zauhy Garms FCT-Unesp

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2814

Palavras-chave:

afetividade, creche, professor de educação infantil.

Resumo

A pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso do tipo etnográfico, aqui apresentada, vincula-se à linha de pesquisa Infância e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP e foi realizada durante os anos de 2010-2012 – e têm por objetivos investigar as concepções de afetividade de professoras de uma creche universitária, e identificar como lidam com as manifestações afetivas das crianças, buscando dar visibilidade às práticas educativas que favoreçam o desenvolvimento infantil. Para a realização da investigação, foram selecionados os seguintes instrumentos metodológicos: pesquisa bibliográfica; análise documental; observação e entrevista semiestruturada, possibilitando a organização dos dados em cinco categorias, que foram analisados pela teoria walloniana e revelaram que as concepções de afetividade e suas manifestações são definidas com base nas relações de interação que as professoras estabelecem com as crianças.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2814

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Publicado

26-05-2015

Como Citar

CACHEFFO, V. A. F. F.; GARMS, G. M. Z. AFETIVIDADE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, p. 17–33, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i0.2814. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2814. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê