EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ÁGUA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS

Natália Teixeira Ananias Freitas, Fátima Aparecida Dias Gomes Marin

Resumo


A pesquisa “Educação Ambiental e água: concepções e práticas educativas em escolas municipais” teve como objetivo identificar e avaliar como o tema água é abordado nas Escolas Municipais do Ensino Fundamental de Presidente Prudente-SP, especificamente nos quartos anos. Investigou-se como o tema água comparece: nos Projetos Especiais das Escolas; nos planos de ensino; nos livros didáticos de Ciências e de Geografia adotados e como é abordado pelos docentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, em que os dados foram coletados a partir da análise documental dos Planos Diretores de 28 escolas e da aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas com quatro docentes. Os dados foram analisados com base no referencial teórico a respeito da água, Educação Ambiental e prática docente. Os resultados apontaram a existência de Projetos Especiais a respeito da Educação Ambiental, porém não especificamente sobre o tema água. As concepções e saberes dos quatro docentes estão baseados principalmente nos conteúdos dos livros didáticos, em textos veiculados pela mídia e internet. As práticas educativas são baseadas em aulas expositivas, leitura de textos informativos ou contidos nos livros didáticos, pesquisas e experimentos físico-químicos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2813


Palavras-chave


Educação Ambiental; Ensino Fundamental; Água

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2813


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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