EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ÁGUA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS

Autores

  • Natália Teixeira Ananias Freitas Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP
  • Fátima Aparecida Dias Gomes Marin Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2813

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino Fundamental, Água

Resumo

A pesquisa “Educação Ambiental e água: concepções e práticas educativas em escolas municipais” teve como objetivo identificar e avaliar como o tema água é abordado nas Escolas Municipais do Ensino Fundamental de Presidente Prudente-SP, especificamente nos quartos anos. Investigou-se como o tema água comparece: nos Projetos Especiais das Escolas; nos planos de ensino; nos livros didáticos de Ciências e de Geografia adotados e como é abordado pelos docentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, em que os dados foram coletados a partir da análise documental dos Planos Diretores de 28 escolas e da aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas com quatro docentes. Os dados foram analisados com base no referencial teórico a respeito da água, Educação Ambiental e prática docente. Os resultados apontaram a existência de Projetos Especiais a respeito da Educação Ambiental, porém não especificamente sobre o tema água. As concepções e saberes dos quatro docentes estão baseados principalmente nos conteúdos dos livros didáticos, em textos veiculados pela mídia e internet. As práticas educativas são baseadas em aulas expositivas, leitura de textos informativos ou contidos nos livros didáticos, pesquisas e experimentos físico-químicos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2813

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Teixeira Ananias Freitas, Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia-FCT, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2012). Atualmente, cursa Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, linha de pesquisa Infância e Educação. Suas áreas de interesse concentram-se nas temáticas: Educação, Educação Ambiental, água, Ensino Fundamental , Educação Infantil e Prática Docente.

Fátima Aparecida Dias Gomes Marin, Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela UNESP (1989), mestrado (1995) e doutorado (2000) em Ensino na Educação Brasileira pela UNESP. Atualmente é professora assistente doutora da UNESP. Tem experiência na área de Educação, principalmente com os temas ensino-aprendizagem de Geografia e educação ambiental

Downloads

Publicado

26-05-2015

Como Citar

FREITAS, N. T. A.; MARIN, F. A. D. G. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ÁGUA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, p. 234–253, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i0.2813. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2813. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê