TRABALHO INFANTIL SOB DIFERENTES OLHARES: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FAMÍLIAS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Aline Madia Mantovani Faculdade de Ciências e Tecnologia- UNESP
  • Renata Maria Coimbra Libório Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2811

Palavras-chave:

Trabalho infantil, Representações Sociais, Profissionais da Educação, Famílias

Resumo

O trabalho infantil é um fenômeno que tem ocorrido em nossa sociedade desde os primórdios e se intensificou após a Revolução Industrial, tanto em situações domésticas e informais como na agricultura. Tendo em vista seu caráter social, econômico e cultural este estudo tem por objetivo traçar alguns apontamentos acerca do trabalho infantil a partir das representações sociais compartilhadas por famílias e profissionais da educação de duas escolas públicas estaduais de Presidente Prudente/SP. Tal problemática faz parte de uma pesquisa maior de abordagem qualitativa que adotou como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista, juntamente com câmeras fotográficas. O recorte apresentado nesse estudo remete-se aos dados obtidos por meio dos questionários e tem como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais. De acordo com os participantes, o trabalho infantil é revestido de inúmeras definições, ora positivas ora negativas, que influenciam o imaginário social e contribuem para a construção de situações tidas como protetoras e uteis ao desenvolvimento e/ou dotadas de prejuízos para quem a exerce.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2811

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Biografia do Autor

Aline Madia Mantovani, Faculdade de Ciências e Tecnologia- UNESP

Programa de Pós Graduação em Educação/Doutorado.

Renata Maria Coimbra Libório, Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação da FCT/UNESP de Presidente Prudente/SP.

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Publicado

26-05-2015

Como Citar

MANTOVANI, A. M.; COIMBRA LIBÓRIO, R. M. TRABALHO INFANTIL SOB DIFERENTES OLHARES: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FAMÍLIAS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, p. 75–93, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i0.2811. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2811. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê