A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DAS INTERAÇÕES VERBAIS EM SALA DE AULA

Autores

  • Rosana Ramos Socha Fundec
  • Fátima Aparecida Dias Gomes Marin FCT - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2807

Palavras-chave:

Interação Verbal, Ensino de Física, Construção de Conhecimentos

Resumo

O presente artigo é fruto de parte de uma dissertação de mestrado, em Educação, que teve por objetivo investigar as interações verbais entre professor e alunos, nas aulas de Física. Buscamos evidências de como essas interações podem contribuir para a construção do conhecimento dos alunos, e apresentamos elementos que visem à percepção, pelo professor, das interações que vivencia em sala de aula e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, em que os dados foram obtidos a partir de observações e gravações em áudio das aulas de Física de um professor com uma turma do segundo ano do Ensino Médio. Verificamos que o professor adota uma metodologia tradicional de ensino, que preza a apresentação de conteúdos e sua explicação, sem que os alunos tenham voz ativa sobre os temas abordados. Acreditamos que a realidade observada seja representativa de um universo maior. Isto significa que é necessário repensar o ensino de Física, com propósito de realizar intervenções que qualifiquem o processo de ensinar e aprender.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2807

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Ramos Socha, Fundec

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente - UNESP, e Mestrado em Educação pela mesma universidade com dissertação intitulada: A DINÂMICA DAS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. Atualmente é professora (Física e Matemática) do Sistema Anglo; professora e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática da Fundação Dracenense de Educação e Cultura.

Fátima Aparecida Dias Gomes Marin, FCT - UNESP

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela UNESP (1989), mestrado (1995) e doutorado (2000) em Ensino na Educação Brasileira pela UNESP. Atualmente é professora assistente doutora da UNESP. Tem experiência na área de Educação, principalmente com os temas ensino-aprendizagem de Geografia e educação ambiental

Downloads

Publicado

26-05-2015

Como Citar

SOCHA, R. R.; MARIN, F. A. D. G. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DAS INTERAÇÕES VERBAIS EM SALA DE AULA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, p. 198–218, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i0.2807. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2807. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê