A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DAS INTERAÇÕES VERBAIS EM SALA DE AULA

Rosana Ramos Socha, Fátima Aparecida Dias Gomes Marin

Resumo


O presente artigo é fruto de parte de uma dissertação de mestrado, em Educação, que teve por objetivo investigar as interações verbais entre professor e alunos, nas aulas de Física. Buscamos evidências de como essas interações podem contribuir para a construção do conhecimento dos alunos, e apresentamos elementos que visem à percepção, pelo professor, das interações que vivencia em sala de aula e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, em que os dados foram obtidos a partir de observações e gravações em áudio das aulas de Física de um professor com uma turma do segundo ano do Ensino Médio. Verificamos que o professor adota uma metodologia tradicional de ensino, que preza a apresentação de conteúdos e sua explicação, sem que os alunos tenham voz ativa sobre os temas abordados. Acreditamos que a realidade observada seja representativa de um universo maior. Isto significa que é necessário repensar o ensino de Física, com propósito de realizar intervenções que qualifiquem o processo de ensinar e aprender.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2807


Palavras-chave


Interação Verbal; Ensino de Física; Construção de Conhecimentos

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2807


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com