A. N. LEONTIEV E A CRÍTICA AO “APRENDER A APRENDER” PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Ana Luiza Borges Da Silva UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Tiago Nicola Lavoura UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Marta Loula Dourado Viana UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2802

Palavras-chave:

Teoria da atividade, Desenvolvimento infantil, Psicologia histórico-cultural, Pedagogia histórico-crítica

Resumo

Partindo de uma pesquisa bibliográfica e documental acerca da produção do conhecimento na área da Educação Física (EF), a pesquisa constata a presença hegemônica do construtivismo-interacionismo nos fundamentos epistemológicos e pedagógicos do ensino da EF nos diversos níveis de escolarização e, em especial, na educação infantil. Assim, realiza-se uma crítica a tais concepções de ensino confrontando-as com os fundamentos teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, sobretudo tomando-se como referência de análise as contribuições da teoria da atividade de A. N. Leontiev, delineando-se possibilidades de atividades de ensino com jogos e brincadeiras na área da Educação Física no trabalho pedagógico com crianças pequenas.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2802

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Borges Da Silva, UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora de educação básica de ensino do Estado da Bahia. Especialista em Metodologia da Educação Física e do Esporte Escolar. Pesquisadora do Grupo de Estudos Marxistas em Educação - UESC.

Tiago Nicola Lavoura, UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

Professor Adjunto da UESC-Ilhéus-BA. Doutor em Educação pela UFMG. Líder do Grupo de Estudos Marxistas em Educação - UESC.

Marta Loula Dourado Viana, UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Assistente da UESC-Ilhéus-BA. Mestre em Educação pela Uneb. Líder do Grupo de Estudos Marxistas em Educação - UESC.

Downloads

Publicado

28-11-2014

Como Citar

DA SILVA, A. L. B.; LAVOURA, T. N.; VIANA, M. L. D. A. N. LEONTIEV E A CRÍTICA AO “APRENDER A APRENDER” PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 2, p. 234–252, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i2.2802. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2802. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO