ESCOLA E COMUNIDADE: PENSANDO EM PARCERIAS PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES

Claudiele Carla Marques da Silva, Maria Suzana De Stefano Menin

Resumo


Nesse artigo discutimos as possíveis relações entre projetos de Educação em Valores desenvolvidos em escolas públicas e a comunidade de seu entorno. Investigamos essas relações na literatura específica e em 169 experiências coletadas por meio de questionários em escolas de ensino fundamental (6° ao 9° ano) e médio do estado de São Paulo. Para a análise dos questionários utilizamos o programa Alceste e, como complemento, a análise de conteúdo. As relações são assinaladas na literatura como complexas, não lineares e marcadas por tensões e contradições. Nas análises das experiências desenvolvidas pelas escolas, verificamos que mais da metade dos projetos relacionou-se com a comunidade externa. Os projetos analisados relacionaram-se com a comunidade externa devido aos problemas, carências ou valores vivenciados pelos alunos e suas famílias ou por conta das especificidades e necessidades do bairro, bem como pela necessidade de participação dos pais e nos projetos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2796


Palavras-chave


Educação em valores; Escola Pública; Comunidade

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2796


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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