ESCOLA E COMUNIDADE: PENSANDO EM PARCERIAS PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES

Autores

  • Claudiele Carla Marques da Silva Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP
  • Maria Suzana De Stefano Menin Fundação Carlos Chagas

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2796

Palavras-chave:

Educação em valores, Escola Pública, Comunidade

Resumo

Nesse artigo discutimos as possíveis relações entre projetos de Educação em Valores desenvolvidos em escolas públicas e a comunidade de seu entorno. Investigamos essas relações na literatura específica e em 169 experiências coletadas por meio de questionários em escolas de ensino fundamental (6° ao 9° ano) e médio do estado de São Paulo. Para a análise dos questionários utilizamos o programa Alceste e, como complemento, a análise de conteúdo. As relações são assinaladas na literatura como complexas, não lineares e marcadas por tensões e contradições. Nas análises das experiências desenvolvidas pelas escolas, verificamos que mais da metade dos projetos relacionou-se com a comunidade externa. Os projetos analisados relacionaram-se com a comunidade externa devido aos problemas, carências ou valores vivenciados pelos alunos e suas famílias ou por conta das especificidades e necessidades do bairro, bem como pela necessidade de participação dos pais e nos projetos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2796

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudiele Carla Marques da Silva, Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP

Graduanda em Pedagogia (2010) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Mestre em Educação (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e doutoranda pelo mesmo Programa. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Moral, Educação em Valores e Desenvolvimento Moral. Atualmente é professora de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Presidente Prudente. 

Maria Suzana De Stefano Menin, Fundação Carlos Chagas

Possui graduação em Faculdade de Psicologia pelo Instituto Unificado Paulista Objetivo (1977), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1992) e dois Pós-Doutorados na École des Hautes Études en Sciences Sociales (1996 e 2004). Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social Moral e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, representações sociais, desenvolvimento moral e educação moral.

Downloads

Publicado

26-05-2015

Como Citar

DA SILVA, C. C. M.; MENIN, M. S. D. S. ESCOLA E COMUNIDADE: PENSANDO EM PARCERIAS PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, p. 136–158, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i0.2796. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2796. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)