A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS PARA A INTERVENÇÃO DOCENTE

Autores

  • José Ricardo Silva Universidade Estadual Paulista Unesp campus de Predidente Prudente
  • José Milton de Lima Universidade Estadual Paulista Unesp campus de Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2784

Palavras-chave:

Educação Infantil, Brincadeira, Teoria histórico-cultural

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi conhecer e intervir sobre a concepção e a prática de uma professora no emprego da brincadeira, em uma instituição de Educação Infantil. Utilizando a observação e a entrevista semiestruturada, buscamos identificar a concepção e a prática relacionada à brincadeira que os participantes da pesquisa apresentavam. Em seguida foram realizadas intervenções teóricas e práticas tomando como base a perspectiva histórico-cultural. A metodologia utilizada foi a pesquisa-intervenção, por possibilitar a transformação no lócus da pesquisa. A investigação apontou a presença da brincadeira espontânea e brincadeiras complexas nas propostas da educadora. As intervenções demonstraram a importância da atuação docente na ampliação da cultura lúdica das crianças e na qualidade do brincar. Segundo a educadora, as intervenções contribuíram na mudança de sua concepção em relação à brincadeira, no entanto, ainda apontou empecilhos que dificultam o emprego dessa atividade no dia a dia.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2784

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ricardo Silva, Universidade Estadual Paulista Unesp campus de Predidente Prudente

Possuo licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp de Presidente Prudente (2005), Especialização em Educação Infantil (0 a 6 anos) (2009), Mestrado em Educação (2012) e doutorando em Educação pela mesma Universidade. Membro do grupo de pesquisa Cultura corporal: saberes e fazeres também pela Universidade Estadual Paulista. Professor efetivo do quadro funcioanl do estado de São Paulo na área de Educação Física afastado junto ao município de Álvares Machado.

José Milton de Lima, Universidade Estadual Paulista Unesp campus de Presidente Prudente

Possui Licenciatura Plena em Educação Física, graduação em Pedagogia, mestre (1995) e doutor (2003) em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciência Campus de Marília, pós-doutorado (2008) pela Faculdade de Ciências em Bauru, Pós-doutorado pela Universidade de Salamanca na Espanha (2013). Docente no Departamento de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciência e Tecnologia - UNESP - Campus de Presidente Prudente, líder do grupo de pesquisa: Cultura corporal: saberes e fazeres e coordena o Centro de estudos e pesquisas em educaçaõ, ludicidade, infÂncia e juventude.

Downloads

Publicado

26-05-2015

Como Citar

SILVA, J. R.; LIMA, J. M. de. A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS PARA A INTERVENÇÃO DOCENTE. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, p. 55–74, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i0.2784. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2784. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê