A CRIANÇA DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM TESES E DISSERTAÇÕES

Autores

  • Leonardo Angelo Orlandi Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Campus de Presidente Prudente
  • José Milton Lima Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Campus de Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2783

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Infância, Educação da Infância

Resumo

Esta pesquisa trata do ingresso da criança de seis anos no Ensino Fundamental e apresenta como objeto de estudo as produções acadêmicas entre os anos de 2006 e 2011. Estabelece como objetivo central: identificar nas produções dos programas de pós-graduação de Educação como o Ensino Fundamental de nove anos têm sido implementado em relação aos sujeitos escolares. O interesse em investigar tal tema adveio da constatação de que os descompassos decorrentes do ingresso das crianças de seis anos no primeiro ano do Ensino Fundamental estão gerando diversos paradoxos propícios para reflexões na forma de conceber a educação para a infância. A investigação de natureza qualitativa adotou como metodologia a pesquisa bibliográfica e analisou 42 dissertações e 4 teses localizadas em diferentes bancos de dados. Os resultados problematizaram que, diferentemente do que prescrevem os documentos oficiais, as mudanças foram ínfimas em relação ao currículo e às práticas destinadas as crianças de seis anos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2783

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Angelo Orlandi, Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Campus de Presidente Prudente

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Cursa Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, é membro e participante do Centro de Estudos e Pesquisa em Ludicidade, Infância e Juventude (CEPELIJ) e do grupo de pesquisa "Cultura corporal, Saberes e Fazeres", coordenado pelo Professor Doutor José Milton de Lima e Doutora Márcia Regina Canhoto de Lima. Em 2012, atuou como professor Celetista no curso de Educação Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho nas seguintes disciplinas: Educação Física na Educação Infantil e Práticas Curriculares na Educação Infantil. Atualmente é professor assistente da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente FATECpp e do Instituto de Pós-graduação Assessoria, Gestão e Recursos e atua como Instrutor de atividades físicas no Serviço Social do Comércio (SESC), atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Infância, Ludicidade, Brincadeira e Estilos de Ensino na Educação Física. 

José Milton Lima, Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Campus de Presidente Prudente

Possui Licenciatura Plena em Educação Física e Graduação em Pedagogia, concluiu o mestrado em 1995) e o doutorado em 2003 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP de Marília. Concluiu o primeiro Pós-Doutorado em 2008, junto à Faculdade de Ciências de Bauru, abordando o tema: Cultura Lúdica e Televisão na Infância: implicações para a prática educativa e o segundo Pós-Doutorado na Universidade de Salamanca na Espanha, no ano de 2013. Atualmente atua como Docente no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP - Campus de Presidente Prudente. É líder do Grupo de Pesquisa: Cultura Corporal: saberes e fazeres e coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em educação ludicidade, infância e juventude. Coordenou o Núcleo de Ensino da FCT/UNESP/PP, no período de 2005 a 2007 e no período de 2009 a 2011. Foi Chefe do Departamento de Educação Física da FCT/UNESP/PP no período de 2003 a 2007. No programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP/PP ministra as disciplinas: O jogo na formação do Professor; Culturas Infantis e Culturas Juvenis no Contexto escolar. No Curso de Licenciatura em Educação Física, ministra as disciplinas Didática Geral e no Curso de Pedagogia ministra a disciplina Conteúdos, Metodologias e Prática de Ensino de Educação Física I. Coordena o Projeto de pesquisa e extensão: As Culturas da Infância como eixos para a qualificação do trabalho pedagógico no contexto da Educação Infantil, Projeto: Brincando no Lar, PROEX/UNESP. Coordena também o Sub-Projeto: "A formação de professores de Educação Física para a Educação Básica a partir da interlocução entre infância, juventude, educação e cultura corporal de movimento", Programa: PIBID, financiado pela CAPES, junto ao Curso de Educação Física da FCT/UNESP/PP. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: jogo, brincadeira, infância, cultura lúdica, culturas da infância, cultura corporal e Educação Física escolar.

Downloads

Publicado

26-05-2015

Como Citar

ORLANDI, L. A.; LIMA, J. M. A CRIANÇA DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM TESES E DISSERTAÇÕES. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, p. 116–135, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i0.2783. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2783. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê