AS CONCEPÇÕES DE FAMÍLIA PRESENTES NOS PLANOS DIRETORES DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Suélen Cristiane Marcos, Fátima Aparecida Dias Gomes Marin

Resumo


A pesquisa teve como objetivo geral avaliar as concepções de família presentes nos planos diretores, para saber se o valor que a elas é atribuído interfere na relação família e instituições de Educação Infantil, além de compreender as mudanças históricas da família e problematizar o papel da instituição de Educação Infantil no que diz respeito ao ensino do conceito de família. Optou-se pela pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso e pela técnica de análise documental dos planos diretores de instituições de Educação Infantil. Os resultados elucidaram que as concepções dos educadores sobre as famílias, se encontram baseadas no modelo nuclear dificultando a aceitação das novas configurações familiares e o estabelecimento de um relacionamento entre essas instituições e demonstraram crescer o número de famílias divergentes da nuclear. Quanto ao ensino de família constatou-se atividades que permitem à criança expressar a sua família vivida.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2780


Palavras-chave


Família; Educadores infantis; Educação Infantil; Crianças

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2780


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com