AS CONCEPÇÕES DE FAMÍLIA PRESENTES NOS PLANOS DIRETORES DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Suélen Cristiane Marcos
  • Fátima Aparecida Dias Gomes Marin FCT-UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2780

Palavras-chave:

Família, Educadores infantis, Educação Infantil, Crianças

Resumo

A pesquisa teve como objetivo geral avaliar as concepções de família presentes nos planos diretores, para saber se o valor que a elas é atribuído interfere na relação família e instituições de Educação Infantil, além de compreender as mudanças históricas da família e problematizar o papel da instituição de Educação Infantil no que diz respeito ao ensino do conceito de família. Optou-se pela pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso e pela técnica de análise documental dos planos diretores de instituições de Educação Infantil. Os resultados elucidaram que as concepções dos educadores sobre as famílias, se encontram baseadas no modelo nuclear dificultando a aceitação das novas configurações familiares e o estabelecimento de um relacionamento entre essas instituições e demonstraram crescer o número de famílias divergentes da nuclear. Quanto ao ensino de família constatou-se atividades que permitem à criança expressar a sua família vivida.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2780

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Aparecida Dias Gomes Marin, FCT-UNESP

possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela UNESP (1989), mestrado (1995) e doutorado (2000) em Ensino na Educação Brasileira pela UNESP. Atualmente é professora assistente doutora da UNESP. Tem experiência na área de Educação, principalmente com os temas ensino-aprendizagem de Geografia e educação ambiental

Downloads

Publicado

26-05-2015

Como Citar

MARCOS, S. C.; MARIN, F. A. D. G. AS CONCEPÇÕES DE FAMÍLIA PRESENTES NOS PLANOS DIRETORES DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, p. 179–197, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i0.2780. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2780. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê