FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS PARA PROJETOS DE FORMAÇÃO E DE SUPERVISÃO

Rosangela Aparecida Galdi da Silva, Gilza Maria Zauhy Garms

Resumo


Este texto discute o tema formação inicial e sintetiza pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP. O objetivo era investigar a problemática da formação inicial do professor de Educação Infantil no Curso de Pedagogia, a partir da Resolução CNE/CP nº. 1/2006. Como pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, identificou os desafios postos aos profissionais e as políticas públicas e, ainda, a precariedade do Curso de Pedagogia. Além disso, evidenciou as contribuições das pesquisas acadêmicas no estado do conhecimento sobre Educação Infantil. Como resultado identificou necessidades formativas e indicou pressupostos para iluminar uma discussão curricular no que se refere à formação dos professores de Educação Infantil, com perspectivas para a realização de projetos de formação e de supervisão.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2776


Palavras-chave


Educação Infantil; Políticas públicas; Curso de Pedagogia; Formação; Supervisão

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2776


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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