MEDICALIZAÇÃO E PATOLOGIZAÇÃO DA VIDA: SITUAÇÃO DAS INFÂNCIAS NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Gisela Untoiglich Universidad de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2743

Palavras-chave:

Medicalização, Patologização, Infância

Resumo

Este trabalho é parte de uma ação conjunta que vimos realizando no Forum Infâncias, da Argentina, no Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, do Brasil e em outras organizações preocupadas com o aumento, nos últimos anos, da patologização e da medicalização da vida, com especial ênfase na infância, posto que consideramos que esta é uma etapa das mais vulneráveis da vida do sujeito. Será apresentado um levantamento em diferentes países da América Latina, com suas diversas leis, decretos e projetos que promovem efeitos patologizantes na vida das pessoas. O artigo apresenta, ainda, um recorte de um caso clínico para exemplificar a problemática em discussão. Entendemos que os problemas de aprendizagem e comportamento, cuja prevalência cresce cada vez mais na infância, devem ser compreendidos como produto de uma sociedade que propicia modos de viver cada vez mais competitivos, produtivistas e direcionados ao consumo, e não como questões individuais, de origem biológica.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2743

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisela Untoiglich, Universidad de Buenos Aires

Dra en Psicología de la Universidad de Buenos Aires.

CoDirectora del Programa de Actualización Problemáticas clínicas actuales en la infancia, del Posgrado de Psicología de la Universidad de Buenos Aires.

Publicado

09-04-2014

Como Citar

UNTOIGLICH, G. MEDICALIZAÇÃO E PATOLOGIZAÇÃO DA VIDA: SITUAÇÃO DAS INFÂNCIAS NA AMÉRICA LATINA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 1, p. 20–38, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i1.2743. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2743. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê