ANÁLISE DE EPISÓDIOS INTERATIVOS DE CRIANÇAS SURDAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Carolina Oliveira Jimenez Silvestre, Erica Aparecida Garrutti de Lourenço

Resumo


Este estudo analisou episódios interativos entre duas crianças surdas, seus pares ouvintes e uma professora de Educação Infantil. Pautou-se num estudo de caso de caráter qualitativo, por meio da observação de uma turma de Educação Infantil em uma instituição particular da rede regular de ensino, entrevistas com a professora desse grupo de crianças e a coordenadora, análise do Projeto Político Pedagógico e aplicação de uma atividade dirigida com as crianças. Os episódios analisados revelaram que as crianças surdas desenvolvem ações conjuntas, independentemente de serem surdos ou ouvintes, pelo uso de gestos, sinais e demonstrações, pois compartilham necessidades de interação semelhantes na mesma faixa etária. As mediações da professora ocorreram pelo uso da Libras para favorecer a aprendizagem das crianças surdas. Entretanto, observou-se como necessidade que a instituição decida qual abordagem de comunicação utilizar, se o bilinguismo sucessivo ou simultâneo.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2738


Palavras-chave


Surdez; Inclusão; Educação de Surdos; Interação; Educação Infantil

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2738


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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