O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO COMO OBJETO DE ESTUDO: CONTRIBUIÇÕES DO ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL

Hilusca Alves Leite, Marilene Proença Rebello de Souza

Resumo


Buscamos conhecer como o desenvolvimento da função psicológica atenção tem sido compreendido no âmbito científico. Para tal realizamos um estudo bibliográfico nos campos da Saúde, Saúde Mental e da Educação. O levantamento priorizou bases de dados dessas áreas: Medline, Lilacs e SciELO, no período compreendido entre 1990 e 2012. Os resultados encontrados evidenciam um número muito superior de artigos que se propõem a tratar do desenvolvimento da atenção pela sua ausência, constituindo-se em patologia denominada Transtorno de Déficit de Atenção. Mesmo os que se propõem a discutir o desenvolvimento da atenção o fazem, em sua maioria, com a intenção de delimitar períodos para que tal desenvolvimento seja atingido. Os artigos retomam o debate entre as causas para o não aprender, ora consideradas como questões de origem biológica e genética, ora produzida socialmente nas relações escolares. Recorremos à Psicologia Histórico-Cultural para debater os dados encontrados na referida pesquisa.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2729


Palavras-chave


Atenção; Desenvolvimento da atenção; Psicologia Histórico-Cultural

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2729


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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