MEDICALIZAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA DETERMINAÇÃO SOCIAL DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA

Autores

  • Melissa Rodrigues de Almeida UFPR
  • Rogério Miranda Gomes UFPR

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2728

Palavras-chave:

Medicalização, Determinação social, Educação, Saúde

Resumo

Nesse artigo buscamos realizar uma análise crítica do fenômeno da medicalização social e sua expressão na educação, utilizando-se do arcabouço científico-epistemológico da determinação social do processo saúde-doença. Em grande parte das elaborações atuais incorre-se à indústria farmacêutica o papel de principal determinante da medicalização. Porém, a ampliação da produção e consumo de atos, tecnologias e serviços de saúde, “esquadrinhando” cada dimensão da vida sob os ditames da biomedicina, é somente a manifestação mais visível de um processo mais complexo e profundo: o movimento de produção crescente de respostas no campo biomédico para manifestações de contradições sociais. Verificou-se que tal processo se apresenta também no campo da educação, por exemplo, ao buscar responder às necessidades de formação de indivíduos adaptados às atuais relações sociais.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2728

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa Rodrigues de Almeida, UFPR

Atualmente é Professora Assistente no curso de Psicologia da Universidade Federal do Paraná, na área de Saúde Pública e Psicopatologia e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UNESP Botucatu. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2005) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Tem experiência na área de docência e Psicologia e interesse nas questões de educação, trabalho, saúde mental, saúde pública e saúde coletiva, reforma psiquiátrica e luta antimanicomial, psicopatologia, psicologia histórico-cultural.

Rogério Miranda Gomes, UFPR

Professor Adjunto da área de Saúde Coletiva na Universidade Federal do Paraná. Médico, possui mestrado em Educação e doutorado em Medicina Preventiva, tendo como área de pesquisa principal a organização e as transformações histórico-sociais do Trabalho Médico e do Trabalho em Saúde

Downloads

Publicado

15-04-2014

Como Citar

DE ALMEIDA, M. R.; GOMES, R. M. MEDICALIZAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA DETERMINAÇÃO SOCIAL DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 1, p. 155–175, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i1.2728. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2728. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê