POSSIBILIDADES NO TRATAMENTO DA HISTÓRIA DISCIPLINAR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POR MEIO DA CULTURA ESCOLAR

Autores

  • Bruno Gonçalves Borges Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2726

Palavras-chave:

disciplina acadêmica, história da educação, cultura escolar

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar como possibilidade o tratamento da história da disciplina História da Educação na perspectiva da cultura escolar. Para tanto, inicia-se com a abordagem da história da própria disciplina, que originária nos cursos de formação de professores, disseminou-se pelo mundo a partir do início do século XX. Na sequência, são apresentados os usos do termo cultura, propriamente nas ciências humanas e no interior da disciplina História com o desenvolvimento da chamada Nova História. No contexto da pesquisa em História da Educação, aborda-se a cultura escolar como objeto e categoria histórica e a possível construção de uma história do ensino, que responda a intenção de fazer uma história de dentro, ou seja, a reconstrução de uma disciplina por meio de suas práticas escolares e ação dos agentes educacionais.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2726

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Gonçalves Borges, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Pedagogia e Filosofia. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor do Departamento de Educação do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás. Atua no ensino, pesquisa e extensão na área de Fundamentos da Educação, especificamente, Filosofia e História da Educação.

Downloads

Publicado

14-03-2014

Como Citar

BORGES, B. G. POSSIBILIDADES NO TRATAMENTO DA HISTÓRIA DISCIPLINAR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POR MEIO DA CULTURA ESCOLAR. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 1, p. 280–298, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i1.2726. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2726. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO