CONTRIBUIÇÕES GERAIS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO EM SALAS MULTISSERIADAS

Lígia Márcia Martins, Ana Carolina Galvão Marsiglia

Resumo


Este texto apresenta uma reflexão sobre a organização do trabalho pedagógico em salas multisseriadas de forma a contribuir no enfrentamento de problemas centrais da Educação do Campo e da escola pública em geral. Situamos e problematizamos historicamente a seriação escolar para, em seguida, discutir o reflexo do planejamento de ensino (horizontal e vertical), da grupalização dos alunos (estabelecendo distinções entre grupo e agrupamento) e da necessária grupalização sobre a promoção da aprendizagem. Visamos fornecer elementos que suscitem análises acerca da normatização das salas seriadas, apontando que nelas, tanto quanto em salas multisseriadas, existem possibilidades e limites para a prática pedagógica. Nesse sentido, registramos o convite para que os professores operem na direção da superação dos limites por meio da otimização das possibilidades concretas com as quais se deparam, em especial, naquilo que se refere às salas multisseriadas que são, neste texto, o foco de nossa atenção.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2725


Palavras-chave


Planejamento de ensino; Classes multisseriadas; Pedagogia histórico-crítica; Psicologia histórico-cultural

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2725


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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