DESCOMPASSOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO BRASILEIRO

Marcos Vinicius Francisco

Resumo


Por meio da revisão bibliográfica e da pesquisa documental procuramos analisar o processo de formação de professores em Educação Física no Brasil. Utilizamos como fonte de geração de dados a consulta dos Programas de Pós-Graduação da área de Educação Física cadastrados no diretório da CAPES, bem como consulta dos endereços eletrônicos de cada Programa, a fim de obter informações acerca do número de pesquisadores, linhas de pesquisa e áreas de concentração. Os dados foram analisados com base no referencial epistemológico do Método do Materialismo Histórico Dialético. Os resultados apontam que é reduzida a quantidade de pesquisadores que investigam o processo de formação de professores em Educação Física. Tal descompasso não é apenas quantitativo, também se refere à ausência de consistência epistemológica nas problematizações de sua produção.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2706


Palavras-chave


Formação de Professores em Educação Física; Pós-Graduação; Materialismo Histórico Dialético

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2706


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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