OS DIRETORES DA DIRETORIA DE ENSINO DE PRESIDENTE PRUDENTE/SP: PERFIL E CONCEPÇÕES

Yoshie Ussami Ferrari Leite, Andréia Nunes Militão, Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Fabio Perboni, Juliana Aparecida Matias Zechi, Maria Suzana De Stefano Menin, Patrícia Cralcev de Oliveira, Silvio Cesar Nunes Militão, Vanda Moreira Machado

Resumo


Este artigo apresenta e discute resultados parciais da pesquisa intitulada “Desenvolvimento Profissional do Gestor Escolar na Perspectiva da Pesquisa-Ação: das representações à reorganização escolar” cujo objetivo geral é aprimorar a formação dos gestores escolares da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente (DE/PP). O objetivo deste trabalho é apresentar o perfil dos diretores da DE/PP e identificar/analisar pela voz dos próprios profissionais o que pensam sobre diferentes aspectos que perpassam sua atuação profissional, suas concepções sobre seu papel, suas dificuldades e o que pensam sobre a gestão democrática na escola pública estadual. Problematiza, ainda, aspectos relacionados à formação destes sujeitos, a partir dos documentos gestados pela Secretaria Estadual de Educação (SEE/SP) recuperando, dessa forma, a trajetória de formação dos diretores. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e utiliza-se como procedimento de coleta de dados, a pesquisa documental e a aplicação de questionário junto a 35 diretores escolares. Para categorização e análise das questões abertas recorremos à técnica de análise de conteúdo e para as questões fechadas utilizamos o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Como resultados parciais, verificou-se que a maioria dos diretores valoriza a gestão democrática e compreende o enorme desafio que isso representa em sua atuação profissional no cotidiano da escola pública. Por outro lado, os diretores têm uma percepção de sua atuação que mescla elementos com ênfase numa liderança política de incentivar a participação e a gestão democrática com uma concepção mais técnica de sua atuação. Com relação à formação continuada, constatamos que existe uma acentuada preocupação com a formação dos gestores por parte da SEE/SP, intensificada na última década.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2703


Palavras-chave


Perfil dos gestores escolares; Gestão escolar democrática; Formação dos gestores

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2703


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com