AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO BAKHTINIANO PARA O CAMPO DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Livia Sousa da Silva Universidade Federal do Pará
  • Laura Maria Silva Araújo Alves Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2701

Palavras-chave:

Educação, Pesquisa no Brasil, Bakhtin

Resumo

Este ensaio ocupa-se da reflexão acerca do pensamento do filósofo russo Mikhail Bakhtin e sua interlocução com o campo de estudos sobre Educação no Brasil, a partir da apreciação das teses e dissertações oriundas de programas strictu senso em Educação, da base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Parte-se desse substrato para ressaltar em que medida a teoria bakhtiniana tem sido utilizada enquanto arcabouço teórico-metodológico nesse campo de pesquisa: as categorias mais usuais, os objetos abordados, as fontes analisadas, os resultados e subsídios que se tem construído para a compreensão das questões educacionais, assim como as possibilidades de construção de conhecimento que despontam do enfrentamento da realidade a partir desse olhar, dessa abordagem epistemológica. Muito embora saibamos que Bakhtin não se tenha expressado especialmente sobre Educação, acreditamos que seus contributos de compreensão do mundo através das relações dialógicas que se materializam pelas linguagens, sejam de grande pertinência aos que se ocupam das problemáticas e cenários educacionais. Desta forma suscitamos a apropriação dos estudos bakhtinianos no campo da Educação, como possível experiência epistemológica, destacando um crescente interesse da Educação sobre esse arcabouço teórico-metodológico, embora ainda demonstre desproporcionalidade em virtude de outras correntes de pensamento e abordagens metodológicas.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2701

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia Sousa da Silva, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Pedagogia; Mestre em Educação e Doutoranda em Ciências Sociais; Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Constituição do Sujeito ECOS/CNPQ.

Laura Maria Silva Araújo Alves, Universidade Federal do Pará

Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Professora Associada da Universidade Federal do Pará; Professora Visitante da PUC de São Paulo no Programa de Pós-Graduação em Educação e Currículo, através do Programa de Qualificação Institucional (PQI-2007; Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Constituição do Sujeito, Cultura e Educação (ECOS).

Downloads

Publicado

22-01-2014

Como Citar

DA SILVA, L. S.; ALVES, L. M. S. A. AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO BAKHTINIANO PARA O CAMPO DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 3, p. 101–117, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v24i3.2701. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2701. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO