MÉTODOS MISTOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

Autores

  • Rossano André Dal-Farra Universidade Luterana do Brasil
  • Paulo Tadeu Campos Lopes Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2698

Palavras-chave:

Educação, Metodologia da pesquisa, Métodos mistos

Resumo

A utilização de métodos mistos em pesquisa tem sido crescente em inúmeros campos do conhecimento. A conjugação de elementos qualitativos e quantitativos possibilita ampliar a obtenção de resultados em abordagens investigativas, proporcionando ganhos relevantes para as pesquisas complexas realizadas no campo da Educação. Minimizando possíveis dificuldades na conjugação de práticas investigativas quantitativas e qualitativas, tais pesquisas podem produzir resultados relevantes, assim como podem orientar caminhos promissores a serem explorados por pesquisadores e educadores. Diante da riqueza oriunda de práticas de cunho qualitativo, e das possibilidades de quantificação de inúmeras variáveis que podem ser analisadas na esfera da Educação, há um amplo leque de caminhos investigativos a serem explorados na realização de pesquisas que envolvam os processos de ensino e aprendizagem. Por esta razão, este artigo tem como objetivo apresentar os pressupostos básicos dos métodos mistos, bem como as possíveis implicações de sua utilização em práticas investigativas neste âmbito do saber, incluindo os aspectos subjacentes aos domínios teóricos e aos campos de coleta de informações para os quais se dedicam. Longe de buscar uma receita prática a ser utilizada, pretende-se, no presente texto, preponderantemente, a problematização das práticas de pesquisa, assim como as possibilidades de aplicação destas no campo da Educação.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2698

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossano André Dal-Farra, Universidade Luterana do Brasil

Biólogo. Médico Veterinário. Mestre em Zootecnia-Melhoramento Genético Animal. Douitor em Educação. Professor adjunto no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA.

Paulo Tadeu Campos Lopes, Universidade Luterana do Brasil

Doutor em Fitotecnia; Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil.

Downloads

Publicado

22-01-2014

Como Citar

DAL-FARRA, R. A.; LOPES, P. T. C. MÉTODOS MISTOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 3, p. 67–80, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v24i3.2698. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2698. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)